Com filmes, diversos anúncios diferenciados em jornais e revistas de todo o Brasil, rádio e merchandising, a AlmapBBDO começou a divulgar, esta semana, o projeto pioneiro do Carrefour, CUCA Consumidores Unidos Carrefour , no qual um grupo de consumidores determinam a melhor compra, avaliando detalhes como preço, qualidade, variedade e atendimento, por exemplo. Inicialmente, são 5 mulheres que atuarão como um canal direto entre o Carrefour e seus consumidores.
A campanha é composta por filmes institucionais e com ofertas, nos quais a apresentadora Ana Maria Braga e seu companheiro Precinho contracenam com as 5 consumidoras que compõem o CUCA. O grupo é formado por Eliana André, Cristina Rodrigues, Sonia Calamita, Debora de Oliveira e Elza Dutra, todas clientes Carrefour desde a década de 80. Na campanha, elas vivem situações que reforçam seu papel de administradoras do lar, dando dicas sobre como fazer a melhor compra.
Na quinta-feira, além da estréia do primeiro comercial, os leitores dos jornais de maior circulação do país, como Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, foram surpreendidos com uma chamada na primeira página e uma sobrecapa nos cadernos Ilustrada e Caderno 2, de variedades, com as 5 consumidoras informando como usam a CUCA. Na página final há os 10 mandamentos da CUCA que determinam a escolha das melhores compras:
1. Controle e economize no orçamento doméstico
2. Compare sempre os preços antes de comprar
3. Confira a origem e os prazos de validade dos produtos
4. Procure sempre o frescor nas frutas, legumes, peixes e carnes
5. Conheça os seus direitos de consumidor
6. Contribua com a melhoria de produtos e serviços utilizando o SAC das empresas
7. Aproveite bem o seu tempo, resolvendo tudo num só lugar
8. Peça sempre o seu cupom fiscal, a garantia de sua compra
9. Exija sempre o melhor atendimento
Anúncios também estão em revistas femininas e de variedades com circulação nacional. Nas emissoras de rádio, caberá aos locutores de programas mais dirigidos ao público feminino divulgar a novidade. Na TV, haverá merchandising nos principais programas femininos de todo o Brasil. Há também Internet e tablóides de ofertas. O material de ponto-de-venda segue a mesma linha de criação, trazendo para as lojas reforço ao projeto para estimular a participação e a compra consciente. A assinatura da nova linha de comunicação da rede é “Use a CUCA”.